domingo, 10 de abril de 2011

Os flavonóides protegem a saúde

Encontrados nas frutas, legumes e verduras, eles colaboram para a boa saúde do organismo.
Você já conhece os flavonóides? Eles são substâncias presentes naturalmente em diversos alimentos e que podem ajudar a proteger nossa saúde . Os flavonóides são encontrados em frutas, vegetais e alguns alimentos processados (como chás, vinho tinto e chocolate). Em geral, os níveis de flavonóides em alimentos processados são 50% menores que nos alimentos frescos.

Segundo a nutricionista Cristiane Jacobson*, há estudos
que mostram que o consumo de alimentos ricos em flavonóides está associado a uma redução no risco de desenvolvimento de diversos problemas de saúde, provavelmente por sua ação antioxidante
, que protege as células contra os danos causados pelos ataques dos radicais livres
.

"O principal mecanismo protetor se dá através da diminuição na oxidação das moléculas de LDL (conhecido popularmente como o "colesterol ruim") e aumento do HDL (o "bom colesterol" ), melhorando assim o perfil de gorduras que circulam no sangue. Além disso, eles têm ação antiinflamatória, o que reduziria os riscos de problemas cardiovasculares", explica a nutricionista.

Os tipos de flavonóides mais estudados são: quercitinas, rutinas, catequinas, tangeretinas, kaempferol, hesperidinas, isoflavonas e cianidinas.

A especialista dá algumas dicas de onde podemos encontrar os diversos tipos de flavonóides:



  • Quercitinas: são encontradas em altas concentrações na maçã, na amora, na cebola, na alface, no tomate, no brócolis, no chá e no vinho tinto;






  • Rutinas: estão presentes nas cascas da uva, da amora, das frutas cítricas, do pimentão, da cebola, no vinho tinto, na maçã, no brócolise no tomate;






  • Catequinas: podem ser encontradas nos chás verde e preto, no cacau (consequentemente no chocolate), na pêra, na maçã e no vinho.






  • Tangeretinas: estão presentes principalmente nas frutas cítricas;






  • Kaempferol: encontrado no brócolis, na endívia, no grapefruit e na uva.






  • Hesperidinas: estão presentes na pimenta e na laranja.






  • Isoflavonas: na soja, no tofu, no leite, na farinha de soja, no grão-de-bico, na lentilha e no feijão branco.






  • Cianidinas: estão no rabanete, no morango, na cerejae na amora.

    No entanto, não pense que basta consumir alimentos ricos em flavonóides para ter uma alimentação saudável. Na verdade, é fundamental ter uma alimentação variada , colorida e que contenha todos os grupos alimentares.

    Dê uma olhada na Pirâmide Alimentar e entenda melhor como deve ser a divisão de sua dieta. E não esqueça de combinar a alimentação equilibrada com a prática regular de atividades físicas .

    *Cristiane Jacobson é nutricionista com pós-graduação em nutrição clínica funcional no centro Valéria Paschoal de Educação (CVPE).





  •  Referências


  • /www.nestle.net.br/site/revistanestlecomvoce/alimentacao-e-saude/nutricao/d/os_flavonoides_protegem_a_saude.aspx





    Nenhum comentário:

    Postar um comentário